Tecnologia assistiva ajuda a melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência

 

Renata Leite da Silva Cruz
renatalscruz@gmail.com

O Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), no portal do curso de Comunicação Social – Jornalismo, analisou alguns casos em que a tecnologia assistiva auxiliou o cotidiano de estudantes, propiciando maior acesso à informação, através de softwares e aparelhos voltados ao uso de pessoas com alguma deficiência física.

O termo tecnologia assistiva foi criado em 1988 nos Estados Unidos e configura-se como uma área do conhecimento, que integra diversas estratégias, serviços e funcionalidades, objetivando ampliar a autonomia, qualidade de vida e principalmente inclusão social e digital de pessoas com alguma deficiência física.

A estudante Andressa Batista de 26 anos, é deficiente visual e utiliza o gadjet Display Braille, o aparelho transforma tudo que tem na tela do computador ou celular em pontinhos do Braille, facilitando a compreensão de textos. O Banco do Brasil, conta com financiamentos específico para pessoas que necessitam dos equipamentos com tecnologia assistiva.

O estudante e técnico judiciário Ricardo Rübenich também utiliza o gadjet Display Braille, bem como software para auxiliar nas leituras e trabalhos, chamado Leitor de Tela NVDA (Acesso não Visual ao Ambiente de Trabalho, traduzido do inglês), disponibilizado gratuitamente na web. E o aplicativo VoiceOver para celular que possibilita ouvir e comandar todas as tarefas a serem executadas no aparelho.

A incorporação das tecnologias da informação e comunicação na sociedade contemporânea potencializou o acesso à conteúdos, a inclusão social e digital. O uso do computador, bem como a apropriação de informações a fim de gerar melhorias na vida cotidiana auxiliam a inclusão social. Dessa forma, a tecnologia assistiva configura-se como um meio facilitador e viabilizador de inserção no ambiente virtual, auxiliando pessoas com deficiência física a integrarem e atuarem no ciberespaço, a fim de ampliar uma participação democrática e a universalização do espaço virtual.

Reportagem original disponível em: <http://jornalismo.iesb.br/2017/04/20/tecnologia-assistiva-ajuda-melhorar-qualidade-de-vida-de-pessoas-com-deficiencia/> .Acesso em: 9 de maio de 2017

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s