III Cine Debate – “Freenet: Até onde vai sua liberdade na internet?”

Na tarde da última terça-feira, dia 23 de maio, na sala do Tribunal do Júri, no prédio da antiga Reitoria, ocorreu o III Cine Debate promovido pelo Centro de Estudos em Direito e Internet da Universidade Federal de Santa Maria, com a veiculação do documentário “Freenet: Até onde vai sua liberdade na internet?”.

O debate teve início sob diversas óticas, do acesso a internet, da privacidade, do controle, do direito das pessoas, e mais especificamente da neutralidade na rede, ministrada pelo Prof. Dr. Rafael Santos de Oliveira, que analisou, como todos estes fatores se constituem atualmente, vinculados a liberdade de expressão, e o gerenciamento de dados por grandes empresas privadas, pautando a importância da privacidade e da não censura, destacando ao final as crescentes violações ao princípio da neutralidade, as quais merecem especial atenção.

Após, a Profª. Drª. Nina Trícia Disconzi tratou, acerca da necessidade em mobilizar os IMG-20170524-WA0004usuários, agentes estatais, e organizações público-privadas, em torno das questões ligadas ás liberdades e os direitos na rede. Comentou ainda, acerca da luta por uma internet mais justa e neutra, que possa ser ofertada em maior escala, objetivando tornar-se uma ferramenta de liberdade e de garantia de direitos, e não somente fixada em bases econômicas e comerciais. 

 

IMG-20170524-WA0008Ao final, os pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (Cepedi), comentaram conjuntamente com o público presente, as reais saídas para as problemáticas expostas, vinculando a necessidade do Estado desenvolver de fato, regulamentações acerca do acesso á internet em maior escala, efetivar o princípio da neutralidade previsto no Marco Civil da Internet, e desenvolver políticas públicas que visem adequar as deficiências de acesso á internet e de inclusão digital no país. 

Ademais, cabe informar que o Cine Debate é promovido semestralmente pelo CEPEDI, e busca promover e ofertar a toda sociedade civil, a oportunidade de participação e conhecimento, em debates críticos, sempre ligados a sensível abordagem de temas fundamentais no âmbito do Direito e da Internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s