Linhas de Pesquisa

Keyboard with Research Button.

Ativismo digital e cidadania global

Objetivo:
Analisar a prática do ativismo digital e dos movimentos sociais em rede como prática de implementação da cidadania em âmbito local e/ou global. Promover a reflexão e verificar os impactos causados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, especialmente à Internet nas mídias clássicas/tradicionais, de forma a redirecionar os eixos de fluxos informacionais, levando a uma convergência midiática e uma articulação em rede.

Governo eletrônico e novas perspectivas democráticas

Objetivo:
Compreender as potencialidades do uso das novas tecnologias informacionais como ferramenta de promoção e ampliação da participação democrática. Investigar os espaços de participação democrática em rede e analisar a sua (in)eficácia a médio e longo prazo. Observar a participação e a aprovação da sociedade quanto a esses instrumentos.

Informação, transparência e Poder Público no ciberespaço

Objetivo:
Analisar como o Poder Público atua no ciberespaço com vistas à implementação da Lei de Acesso à Informação, visando conferir maior transparências em suas ações.

Riscos e (des)controles do ciberespaço

Objetivo:
Pesquisar os riscos do ciberespaço em temas envolvendo a proteção dos direitos emergentes na sociedade global, dentre eles: criança e adolescente, consumidor. Investigar a prevenção em face de conteúdos ilícitos e prejudiciais ao desenvolvimento dos usuários rede, bem como questões envolvendo crimes e proteção de dados na internet.

Anúncios

2 comentários sobre “Linhas de Pesquisa

  1. Pingback: Publicado edital para novos pesquisadores do Cepedi |

  2. Pingback: Publicado novo edital de seleção para pesquisadores do CEPEDI – 2017 |

Os comentários estão desativados.